Orquestra de Câmara do Distrito de Braga

Orquestra de Câmara do Distrito de Braga







Orquestra de Braga Orquestra de Braga Orquestra de Braga Orquestra de Braga

Veja mais vídeos no Canal no YouTube Verified
em www.youtube.com/OrquestradeBraga



A existência da Orquestra de Câmara do Distrito de Braga (OCDB) resulta da feliz conjugação de vários factores: a existência de um Conservatório; a presença em Braga do Maestro António Baptista como professor do Conservatório; a aceitação por parte de alunos e professores do Conservatório do repto lançado pelo Maestro António Baptista para a constituição da orquestra; o apoio de algumas instituições à concertização do projecto, entre as quais se destacam o Conservatório e os seus órgãos directivos, o Museu dos Biscainhos, na pessoa da dua directora, Dr.ª Teresa D'Almeida D'Eça e o Cabido da Sé Catedral, na pessoa do seu Deão, Monselhor Eduardo Melo.
Em Março de 1991, realiza-se o primeiro concerto Coral Sinfónico por um Coro de Alunos e uma Orquestra constituída por Alunos e Professores do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Estava dado o primeiro passo...
No ano artístico 91/92 realizaram-se mais uma série de concerto e já com o nome que lhe é devido, de onde se destaca as apresentações de "Segunda Glória" de A. Vivaldi e "Requiem" de W. A. Mozart.
A 5 de Novembro de 1992 é feita a Escritura Pública do Estatuto da Associação designada "Orquestra de Câmara do Distrito de Braga", no 1º Cartório Notarial de Braga.
Entretanto, em Dezembro de 1992 tinha-se contituído o "Coral Sinfónico da Orquestra de Braga" e eram presença assídua nos concertos como solistas, figuras como Isabel Maya, Elsa Saque, Manuela Castani, Isabel Malaguerra, Paula Dória, Margarida Magalhães, Maria José Ribeiro, Carlos Guilherme, Paulo Lameiro, Fernando Serafim, Mário Anacleto, António Salgado, Emmanuel Henriques e Oliveira Lopes, entre outros.
Sob a direcção do seu Maestro titular António Baptista, seguiram-se desde a sua constituição, inúmeros concertos sob o aplauso da crítica, de onde se destacam as apresentações das obras "Magnificat" de J. S. Bach, "Requiem" de W. A. Mozart, "Messias" de G. F. Handel, "Requiem" de Miguel Carneiro, "Segunda Glória" de A. Vivaldi, "Tedeum" de Marcos Portugal, entre outras...

A comunidade OCDB OnLine está online desde 2011 e foi criada pela equipe ArquivoMusical.com e é gerida desde a sua existência pela Jotasi Web Services.

Visite o Arquivo Musical em www.arquivomusical.com

Junte-se aos milhares de seguidores da OCDB, para um acompanhamento mais directo, inclusive das últimas notícias e novidades da OCDB nas redes sociais...

Veja alguns vídeos de concertos da OCDB no YouTube em www.youtube.com/OrquestradeBraga

Para qualquer esclarecimento adicional contacte-nos para o nosso endereço ocdb@arquivomusical.com

Redes Sociais
Facebook  YouTube  Twitter  Google +  Blog








Inscreva-se no Canal OCDB no YouTube Verified
em www.youtube.com/OrquestradeBraga


OCDB no Twitter em @OrquestradBraga Verified

Donativo.pt

Trompetistas.Net

ArquivoMusical.com


Jotasi Web Services

© 2008 ArquivoMusical.com | Todos os direitos reservados. | Powered by Jotasi Web Services